Pages

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lívia e Motivos para assistir Doctor Who

Um alien com mais de 900 anos, último de sua espécie, que tem dois corações e aparencia humana. Uma nave espacial em formato de cabine telefonica dos anos 60. Viagens no tempo e no espaço. Regenerações.
Esses são os elementos principais de Doctor Who e, provavelmente, o segredo de seu sucesso.

A série britânica foi a pioneira das séries de ficção científica, além de ser a mais longa no estilo: com mais de 26 temporadas, Doctor Who se encontra no Guiness Book. Apesar de não ter muita repercurssão no Brasil, Doctor Who já consquistou, e ainda conquista, milhares de fãs no mundo inteiro.
É uma das minhas séries preferidas (ou a  preferida), por isso resolvi listar alguns motivos do porque assistir Doctor Who e ser feliz.

As Regenerações.


Regenerar é uma forma que os Time Lord (raça do Doctor) têm de enganar a morte. Ao inves de morrer eles mudam de aparência e até mesmo de personalidade. Ora mais agressivos e ironicos, ora mais bobões, mas no fim, sempre o mesmo homem com ótimos corações.
O fato do Doctor regenerar é bom porque permite a série que se reeinvente. Você nunca sabe o que esperar de um novo Doctor, como também não imagina a falta que pode sentir dos anteriores,

As companions.


As companheiras de viagem do Doctor também mudam de acordo com o tempo. Por algumas você cria um afeto tão grante quanto ao que tem pelo Doctor, já de outras não gosta tanto. São mulheres (em sua maioria, mas também existem homens e até um cachorro) sortudas, que tem a vida que muitos invejam. Eu, por exemplo, não vejo a hora de ser uma companion.
É engraçado observar a ligação que elas têm com o Doctor, que também varia. Enquanto umas tem uma quedinha pelo simpático Time Lord (não é mesmo, dona Rose Tyler?), outras são grandes amigas dele (certo, Donna Noble?)







Os vilões fazem você morrer de medo.


Por se tratar de uma ficção científica, é de se esperar que a história tenha vilões, que também são aliens. Alguns são tranquilos, mas outros podem tirar noites de sono de qualquer um.

Os Daleks são os principais inimigos do Doctor. São criaturas criadas pra destruir e o único sentimento que conhecem é o ódio. Se você ouvir um "exterminate! exterminate!" qualquer dia desses, pode ter certeza que sua morte está próxima.

Os Weeping Angels são estátuas aparentemente inofensivas, enquanto você as olha. Basta piscar, virar as costas ou apagar a luz, mesmo que por milésimos de segundos que o dano foi causado: os Weeping Angels atacaram e você foi parar no passado, num momento totalmente diferente do seu.
O que torna essas criaturas tão assustadoras é o fato de serem coisas de nosso cotidiano (são estatuas de anjos), além de a única forma de não ser atacado é olhar pra elas constantemente, sem nem piscar. Preciso comentar como você fica nos episódios em que elas aparecem?

Já entrou num quarto e esqueceu o que foi fazer lá? Essa é a exata sensação que você tem assim que vira as costas pra um Silence. Aliens cabeçudos que usam ternos, fazem você esquecer que os viu assim que os perde de vista, ou seja, você nunca se lembra da existencia deles. Isso significa que pode ter um Silence atras de você nesse momento, mas você só vai lembrar disso enquanto estiver olhando pra ele.

A série pode tomar vários caminhos.


Ok, o gênero de Doctor Who é ficção cinentífica, mas isso não impede que a série tenha elementos de todos outros gêneros. Há episódios de drama, episódios de suspense ou mesmo de romance. Tudo isso ainda envolvendo monstros, aliens, robôs e sempre com uma pitada de humor.



Catch phrases 


"Trust me, I'm the Doctor."
"I wear a bow tie now, bow ties are cool."
"Geronimo!"
"Allons-y"
"Basically...run!"
"Exterminate!"
"Delete"
"Silence will fall"
"Hello, sweetie"

Tem como não amar isso?


A verdade é que Doctor Who é uma das séries mais brilhantes de todos os tempos. Ela pode te levar pra qualquer lugar, seja pro passado, onde você conhece figuras históricas, seja pro presente, seja pro futuro (próximo ou não) e mesmo pra lugares que só existem em nossas fantasias.
Se você quer assistir alguma coisa, larga o preconceito, larga a dúvida e vá assistir Doctor Who. Não importa se você vai assistir desde o 1º Doctor, a partir do 9º ou a partir do 11º (atual), vai gostar da série de qualquer forma.

0 comentários:

    Postar um comentário